Balneário Camboriú terá novamente a Bandeira Azul hasteada em três praias na temporada de verão 2024/2025. Em setembro, o Júri Internacional do programa Bandeira Azul reconheceu 49 locais brasileiros pelo compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável. Entre eles, estão as praias de Taquaras, do Estaleiro e do Estaleirinho.

A cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul será em 1º de novembro, em Salvador (BA). No total, foram aprovadas 38 praias e 11 marinas, localizadas em seis estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Ceará (veja abaixo a lista).

Em Balneário Camboriú, as praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente. Já Taquaras obteve a Bandeira Azul pela primeira vez em 2022. Na cidade, a Tedesco Marina também recebe a renovação anualmente.

Bandeira Azul é um prêmio internacional ecológico concedido a praias e marinas que atenderam a critérios referentes à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental, entre outros. Esses critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o reconhecimento, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para seus visitantes.

“A Bandeira Azul é mais do que uma chancela de qualidade; é um reconhecimento de que nossos destinos estão em sintonia com as melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Além de atrair turistas engajados com o meio ambiente, a premiação promove o desenvolvimento econômico local, gerando emprego e renda”, destaca Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul no Brasil, representado pela OSCIP Instituto Ambientes em Rede (IAR)