NAVEGANTES RECEBE ÁGUA ABAIXO DA QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA ATENDER MORADORES E TURISTAS

NAVEGANTES RECEBE ÁGUA ABAIXO DA QUANTIDADE NECESSÁRIA PARA ATENDER MORADORES E TURISTAS

A Secretaria de Saneamento Básico de Navegantes – SESAN esclarece que não procede a informação de que o Semasa de Itajaí está repassando a quantidade devida de água para o município de Navegantes. Conforme a SESAN, o sistema de telemetria comprova que a quantidade de água enviada está muito abaixo do necessário, principalmente nos momentos em que aumenta o consumo.

O Semasa tem a obrigação contratual de enviar para Navegantes uma quantidade suficiente de água, o que representaria cerca de 300 litros de água por segundo, no entanto, o gráfico da telemetria mostra que no dia 2 de janeiro de 2019, em um horário de pico, entre 11h e 14h, foram repassados menos de 160 litros de água por segundo. O mesmo gráfico comprova que a quantidade de água só aumenta, por pouco tempo, na madrugada, quando o consumo é menor em Navegantes. Em razão dessa situação, o município notificou o Semasa e informou à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS do problema.

Investimentos

Ainda esse ano, conforme a Sesan, no reservatório Travessia Navegantes 1, em São Domingos 1, será construído um novo reservatório com maior capacidade de armazenamento de água, de aproximadamente 3 milhões de litros. O projeto deve ser entregue até final de janeiro, para poder iniciar a licitação. A intenção do município é construir ainda mais dois reservatórios com capacidade de armazenamento de 3 milhões de litros de água cada um, nos bairros Meia Praia e Volta Grande. Está sendo realizada uma licitação para levar o abastecimento de água até o bairro Porto Escalvado. Logo em seguida, nova licitação deverá beneficiar a localidade de Areias e bairro Escalvados, além da colocação de 10 caixas de água de 20 mil litros, que estarão em operação ainda nessa temporada.     

Vale ressaltar que o abastecimento de água dos bairros Hugo de Almeida e Pedreiras não é fornecido pela Sesan, mas sim pelos municípios de Ilhota (Águas de Ilhota) e Penha (Águas de Penha), respectivamente. Nesse sentido, o município está em estudos para ampliar a rede de água e passar a atender também esses bairros.

Captação de água por Navegantes

Quanto à captação de água por Navegantes, a Sesan informa que a outorga provisória está pronta, faltando a licitação do projeto da estação de tratamento. Assim que o projeto estiver pronto, os licenciamentos ambientais podem ser solicitados, para conseguir a outorga definitiva – um investimento de cerca de 50 milhões de reais.

Fonte: Louise Benassi

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: