Emasa notifica imóveis que estavam desperdiçando água em Balneário Camboriú

Emasa notifica imóveis que estavam desperdiçando água em Balneário Camboriú

Devido ao estado de atenção do Rio Camboriú, que teve pouca melhora no nível de captação, o pedido do uso consciente de água permanece em Balneário Camboriú. A Emasa e a Secretaria de Segurança estão fiscalizando e notificando desde a última sexta-feira (14) imóveis que estavam desperdiçando água em Balneário Camboriú. Ao todo, foram 30 notificações em imóveis de sexta até esta segunda-feira (17). Os locais estavam utilizando água para lavar garagens, calçadas, motos, carros e limpeza de vidros. O último registro da régua da captação no Rio Camboriú da Emasa foi de 1,16m, sendo que o normal para o abastecimento é de 1,40m.

Segundo a Emasa, na sexta-feira foram oito notificações e durante o final de semana foram notificados 20 imóveis. Na manhã desta segunda-feira (17) dois locais já foram notificados. Para ter uma visualização melhor da cidade, a Secretaria de Segurança utilizou um drone para auxiliar na fiscalização.

“Além das denúncias feitas pelo WhatsApp, algumas pessoas nos param no momento das abordagens para fazer denúncias de outros imóveis. A Emasa está realizando diversas ações, mas precisamos da colaboração da população nesse momento”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Entenda

Na última quarta-feira (12), Balneário Camboriú decretou estado de atenção devido a situação do Rio Camboriú. Com o decreto, pessoas que estiverem desperdiçando água podem ser notificadas pela Emasa e fiscais de posturas. Os imóveis poderão ser multados caso recebam uma segunda notificação.

Denúncias devem ser feitas pelo WhatsApp da EMASA (47) 3261-0000 e também aos fiscais de postura pelo WhatsApp (47) 99232-0187.

A Emasa solicita que a população economize água e só utilize para consumo essencial. Confira algumas dicas:

– Não lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

 

______________________

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190

Fonte: Milena Linhares 
Foto: Milena Linhares

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: