Comissão defenderá a não privatização do Porto de Itajaí

Comissão defenderá a não privatização do Porto de Itajaí

O Município de Itajaí acompanha a criação de uma comissão para evitar uma possível privatização do Porto. A ideia foi concretizada após a realização de audiência pública, na noite de segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores, em que se debateu a privatização dos portos públicos brasileiros.

A sugestão é que a comissão seja formada por membros da Prefeitura, Porto, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Congresso Nacional, além de membros das associações dos trabalhadores portuários. A intenção é solicitar o mais breve possível uma audiência com representantes da nova equipe do governo federal.

O superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles, ressaltou a importância da autarquia municipal. De acordo com relatório apresentado, 66% das exportações de Santa Catarina são realizadas pelo município.

“Isso impacta a geração de empregos para todo o Estado. Quando exportamos carne de porco, geramos empregos no Oeste. Quando exportamos celulose, empregos no Sul. Quando exportamos máquinas e motores, geramos empregos no Norte de Santa Catarina”, destacou Salles.

Durante a audiência pública, todos os presentes foram unânimes em destacar que o atual modelo de gestão do terminal itajaiense deve ser mantido. Sua eventual privatização é uma preocupação do governo municipal, pois, além de ser uma força econômica de Itajaí e de Santa Catarina, o Porto impacta diretamente na economia e geração de empregos em todo o município.

“Uma eventual privatização nos preocupa. O Porto é uma marca de Itajaí, está encravado no seio da cidade e voltou a obter ótimos resultados, com grande movimentação de cargas. A preocupação é legítima”, frisou o prefeito Volnei Morastoni, ressaltando que a vontade popular deve sempre prevalecer.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Enquetes

1

  • Segurança (100%, 1 Votos)
  • Geração de Emprego (0%, 0 Votos)
  • Combate a Corrupção (0%, 0 Votos)
  • Saúde (0%, 0 Votos)
  • Educação (0%, 0 Votos)

Total de Participantes:: 1

Carregando ... Carregando ...

COMENTÁRIOS NOVOS

    %d blogueiros gostam disto: