Secretaria de Saúde de Camboriú alerta para o risco de HPV

Secretaria de Saúde de Camboriú alerta para o risco de HPV

A Secretaria de Saúde de Camboriú disponibiliza a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), maior causador de câncer de colo de útero. As doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde do município – assim como para febre amarela e outras tradicionais. No entanto, apesar de campanhas e alertas, a procura na cidade é pequena.

O crescimento da população portadora do vírus HPV, por exemplo, causa preocupação. A primeira campanha do Ministério da Saúde foi há cincos anos e poucos avanços foram conquistados em termos de prevenção através da imunização. No ano passado, o Ministério da Saúde divulgou um estudo realizado com 7.586 pacientes. Das pessoas testadas, a prevalência estimada do vírus foi de 54,6%, sendo que 38,4% destes participantes apresentaram alto risco para o desenvolvimento de câncer.
Depois desse estudo, o Ministério da Saúde aumentou a campanha de prevenção e ampliou o público alvo. Meninas de 9 a 14 anos podem receber a vacina, assim como meninos de 11 a 14 anos. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Taisa Carolina Todero, essa faixa etária foi escolhida porque o correto é imunizar os adolescentes antes que eles entrem na vida sexual.
Uma vez por ano a Secretaria de Saúde faz uma campanha nas escolas para imunizar o público alvo, já que a procura pela vacina nas Unidades de Saúde é muito baixa. “Infelizmente enfrentamos algumas dificuldades como a resistência dos pais em autorizar a vacina e muitos alunos não levam a carteira de vacinação. Esse documento é fundamental para aplicar a dose”, lamenta Taisa.
A meta de vacinação é 95%, mas, infelizmente, apenas 10% dos adolescentes em idade de tomar vacina estão imunizados em Camboriú. A vacina aplicada nas Unidades é a Quadrivalente, que imuniza contra os vírus mais comuns. Ela é dada em duas doses: a segunda depois de seis meses da primeira aplicação.
Fonte: Prefeitura Municipal de Camboriú

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Enquetes

1

  • Segurança (100%, 1 Votos)
  • Geração de Emprego (0%, 0 Votos)
  • Combate a Corrupção (0%, 0 Votos)
  • Saúde (0%, 0 Votos)
  • Educação (0%, 0 Votos)

Total de Participantes:: 1

Carregando ... Carregando ...

COMENTÁRIOS NOVOS

    %d blogueiros gostam disto: