Resultados da pesquisa de demanda turística com idosos são divulgados

Resultados da pesquisa de demanda turística com idosos são divulgados

Para conhecer os turistas com mais de 60 anos que visitaram Balneário Camboriú, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) realizou pesquisas de demanda turística nos principais pontos de circulação dos turistas na cidade entre março e abril deste ano.

A pesquisa foi aplicada no Shopping Atlântico, Balneário Camboriú Shopping, Calçadão da Central, Avenida Atlântica e hotéis do Centro da cidade. Dos 244 entrevistados, 69,8% eram turistas brasileiros, 17,8% do exterior e 12,4% visitantes de Santa Catarina. Também foram feitos levantamentos das origens específicas de cada turista. Predominaram visitantes do Paraná (30,2%) e São Paulo (18,6%). Dos estrangeiros, a maioria veio da Argentina (79,1%) e do Uruguai (11,6%). De Santa Catarina, prevaleceram visitantes de Lages (13,3%), Joinville (10%) e Chapecó (10%).

Um dos números que surpreendeu o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miro Teixeira, foi o tempo de permanência na cidade. Cerca de 70% ficou mais de cinco dias em Balneário Camboriú, em hotéis e pousadas (58,6%), casa de parentes e amigos (21,1%) ou em segunda residência (10,5%).

Já tinham visitado Balneário Camboriú 86% dos entrevistados, o que, segundo o secretário, é um número muito bom. “Mostra que o turista tem vindo mais de uma vez a cidade, ou seja, o destino já está no calendário do turista que acaba vindo todo ano pra cá”, completa.

O secretário ressalta que a quantidade de turistas que esteve pela primeira vez na cidade (14%) tende a diminuir a cada ano. “A pesquisa traz dados importantes para melhorarmos o destino Balneário Camboriú e as ações de divulgação para que a cidade se torne um destino conhecido e atraia novos visitantes”, explica.

Os entrevistados também puderam avaliar a cidade. Em uma escala de 0 a 5, os itens hospitalidade e segurança receberam as melhores notas, 4,59 e 4,47 respectivamente. Nenhum quesito ficou abaixo de 4. Os que receberam menores avaliações foram o transporte público (4,08), qualidade versus preço (4,08) e o trânsito (4,02).

O secretário explica que quesitos como preços não estão sob domínio da Sectur. “No que pudermos interferir e realizar ações para corrigir erros e melhorar, faremos”.

Esse foi o primeiro ano de aplicação da pesquisa de demanda turística com idosos em Balneário Camboriú.

_____________________

Informações Adicionais:

Secretaria de Turismo
(47) 3367-8122

Fonte: Laura Testoni

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Enquetes

1

  • Segurança (100%, 1 Votos)
  • Geração de Emprego (0%, 0 Votos)
  • Combate a Corrupção (0%, 0 Votos)
  • Saúde (0%, 0 Votos)
  • Educação (0%, 0 Votos)

Total de Participantes:: 1

Carregando ... Carregando ...

COMENTÁRIOS NOVOS

    %d blogueiros gostam disto: