Select Page

Funcionamento dos serviços públicos de Itajaí durante o desabastecimento

Funcionamento dos serviços públicos de Itajaí durante o desabastecimento

O Município de Itajaí monitora, por meio do Gabinete de Gestão de Crise, o possível comprometimento dos serviços essenciais na cidade por conta do desabastecimento nacional. As secretarias municipais estão de plantão para, a qualquer tempo, adotar medidas que sejam necessárias em favor da população.

Nesta terça-feira (29), a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, empresa responsável pela coleta de lixo, anunciou que pode ocorrer a suspensão dos serviços nas localidades Limoeiro, Brilhante e Campeche. Os demais pontos do município seguem com o serviço normalmente.

As aulas na Rede Municipal de Ensino estão mantidas nesta quarta-feira (30), véspera de feriado. Na quinta e sexta-feira (31 de maio e 1º de junho) não haverá atendimento nas creches e escolas, como já previsto no calendário escolar.

O Porto de Itajaí conseguiu o reabastecimento de 10 mil litros de óleo diesel que deverão garantir as operações portuárias de máquinas por mais 10 dias.

“Com planejamento e ajuda mútua de todos os setores da administração municipal e da nossa comunidade, vamos conseguir minimizar os impactos da greve em Itajaí”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.

SAÚDE
– Atendimento normal nas unidades básicas de saúde;
– Ambulâncias circulam normalmente com prioridade para transporte de pacientes, serviços de hemodiálise, radioterapia e SAMU;
– Priorizados os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais.
– Almoxarifado realiza o abastecimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade de Assistência Médica Especializa e Laboratório Municipal. E, emergencialmente, abastece as demais unidades de saúde.
– Remanejamento de funcionários caso sejam registradas faltas de servidores que tenham dificuldade de deslocamento.
– Disponibilização de abastecimento de combustível, com apoio da Defesa Civil, para servidores que cumprirão escala no feriado e no fim de semana nas UPAs;
– Carros administrativos só são usados em casos emergenciais.
– Suspensas cirurgias eletivas, consultas nos hospitais, vistorias da Vigilância Sanitária, visitas domiciliares, demais vistorias, transporte de pacientes para fora do domicílio e entrega de amostras no Lacen em Florianópolis.

EDUCAÇÃO
– Aulas mantidas na quarta-feira (30), véspera de feriado.
– Transporte escolar e merenda mantidos;
– Quinta e sexta-feira (31 de maio e 1º de junho) não há expediente na Rede Municipal de Ensino, conforme já previsto no calendário escolar.
– Adiado o Programa Escola Aberta aos sábados e atividades externas em que haveria o transporte de alunos.

TRANSPORTE PÚBLICO
– Todas as linhas, rotas e horários estão mantidos normalmente;
– Qualquer alteração, caso seja necessária, será comunicada pela empresa Transpiedade.

LIXO
– Alterações no cronograma a partir desta terça-feira (29), com possibilidade de suspensão da coleta nas localidades Limoeiro, Brilhante e Campeche;
– O serviço segue normalmente nas demais regiões da cidade;
– A Ambiental informará se manterá os serviços no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (31);
– A recomendação é que a população fique atenta à passagem do caminhão coletor e não deixe os lixos na calçada caso haja alteração no cronograma normal.

OBRAS
– Suspensas as atividades na usina de asfalto desde o dia 24 de maio;
– Agenda do Cata-Treco suspensa até normalização do abastecimento de combustível.

SEGURANÇA
– Viaturas abastecidas para o atendimento de ocorrências e realização de blitze.

DEFESA CIVIL
– Monitoramento da situação em Itajaí e auxílio na liberação de abastecimentos;
– Vistorias e demais ações externas que não sejam emergenciais estão suspensas.

ADMINISTRAÇÃO
– As saídas dos veículos da Prefeitura para entregas de correspondências e serviços de logística em outros prédios da administração municipal são realizadas apenas em horários preestabelecidos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
– O Centro de Convivência do Idoso (CCI) funcionará apenas a partir das 13h nesta terça (29) e quarta-feira (30);
– Suspensa a oferta de almoço e mantido o café da tarde e demais atividades.

ESPORTES
– Adiados os jogos do Citadino de Futsal que seriam realizados nesta semana. Ainda não há nova data confirmada para a realização das partidas.

PROCON
– Fiscalização dos aumentos abusivos de preços em postos de combustíveis e também nos supermercados.
– O órgão de Itajaí esclarece que não é ilegal os estabelecimentos determinarem cotas de compra em momentos emergenciais como o atual.

SEMASA
– Sistema de abastecimento de água opera normalmente.
– O Semasa está monitorando e agindo diante da impossibilidade da entrega dos produtos químicos necessários para o tratamento água.
– Para que não haja paralisação do fornecimento, é também imprescindível que a população reduza o consumo a água. Com isso os estoques dos produtos químicos utilizados no tratamento se manterão por um prazo maior.

PORTO
– Movimentações no Complexo Portuário e no Porto de Itajaí ocorrem normalmente, conforme o cronograma de manobras de atracações.
– Reabastecimento de 10 mil litros de óleo diesel deverão garantir as operações portuárias de máquinas por mais 10 dias;
– Com a chegada de dois navios na quarta-feira (30) na margem direita (APM Terminals), a armazenagem de cargas na retroárea chegará a 84% de ocupação;
– O balanço geral das cargas movimentadas será divulgado no próximo relatório de estatísticas, que deve ser publicado na primeira quinzena de junho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquetes

Se as Eleições fossem hoje, em qual desses candidatos à Presidência da República você votaria?

  • Bolsonaro (56%, 15 Votos)
  • Marina Silva (15%, 4 Votos)
  • Lula (15%, 4 Votos)
  • Luciano Huck (7%, 2 Votos)
  • Ciro Gomes (4%, 1 Votos)
  • Geraldo Alckimin (4%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 27

Carregando ... Carregando ...
%d blogueiros gostam disto: