Município de Itajaí recebe relatório de especialistas do Fonplata

Município de Itajaí recebe relatório de especialistas do Fonplata

Na manhã de sexta-feira (23), o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) concluiu sua missão de análise no Município de Itajaí. Oscar Baldivieso, engenheiro chefe da missão, entregou nas mãos do prefeito Volnei Morastoni o documento de análise do programa de financiamento. Este documento foi preparado pelos quatro técnicos do Fonplata durante toda a semana e é parte fundamental para a liberação dos US$62,5 milhões em investimentos para Itajaí.

Na entrega, Baldivieso reiterou a competência dos técnicos e o preparo da Prefeitura de Itajaí para receber o financiamento internacional. “Tenho certeza que da parte do Fonplata nossos prazos serão todos cumpridos”, sentenciou o especialista. O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar os visitantes para uma nova estadia em Itajaí, durante a Volvo Ocean Race, e garantiu também ao executivo o cumprimento das obrigações do Município.

Avaliação positiva: garantia de liberação do empréstimo
Na entrega do documento com a avaliação do Município de Itajaí e as últimas indicações do Fonplata, Oscar Baldivieso referenciou sua semana de trabalho. “Temos uma impressão positiva do município com as atividades desenvolvidas, as visitas em campos nos locais das intervenções. Nós achamos que é importante recrutar as obras do programa que irão ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Na mobilidade urbana, drenagem e equipamentos públicos. É um desafio tanto para o Município quanto para o Fonplata”, concluiu o chefe da missão.

Hernán Benítez, responsável pela avaliação institucional do Fonplata, também apresentou sua avaliação positiva. “Trabalhei em diferentes setores da Prefeitura e posso dizer que sua capacidade é muito boa. Em todos os locais que passei, pude observar que temos segurança no trabalho desenvolvido”.

“Estamos formando uma verdadeira parceria”
O servidor Rafael Albuquerque, da Unidade de Preparação do Programa (UPP) do Município de Itajaí, acompanhou todas as fases do trabalho e, em especial, a missão realizada durante a semana. Para o arquiteto, Itajaí e Fonplata estão “formando uma verdadeira parceria”.

Albuquerque explica que a operação padrão do fundo internacional é realizar três visitas: uma de identificação, outra de orientação e uma última de análise. No entanto, o Município de Itajaí se adiantou e foi até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para adiantar os trâmites e responder às demandas do banco.

Com isso, a missão que esteve durante toda a semana passada em nossa cidade suprimiu as duas primeiras fases e já realizou a missão de análise de documentos. “Essa missão é considerada sucesso, porque já foi realizada a análise”, argumenta Rafael.

“Para nós, a missão ajudou bastante. Preparamos a documentação que vai para a diretoria do Fonplata e depois teremos a assinatura do contrato”, complementa Oscar Baldivieso. “O banco tem uma postura muito proativa e resolutiva, por isso avançamos bastante”, afirma Rafael Albuquerque.

Para a liberação dos recursos, ainda serão necessários alguns trâmites no Fonplata e outros junto ao Governo Federal, fiador do empréstimo. De acordo com o relatório dos executivos do banco e com o coordenador do PEMI 2040, Alcides Volpato, o recurso estará disponível para ser utilizado em obras no desenvolvimento de Itajaí ainda no segundo semestre.

________________________
Informações Adicionais:
Planejamento Estratégico do Município de Itajaí – PEMI 2040
(47) 3341-6001

Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Enquetes

1

  • Segurança (100%, 1 Votos)
  • Geração de Emprego (0%, 0 Votos)
  • Combate a Corrupção (0%, 0 Votos)
  • Saúde (0%, 0 Votos)
  • Educação (0%, 0 Votos)

Total de Participantes:: 1

Carregando ... Carregando ...

COMENTÁRIOS NOVOS

    %d blogueiros gostam disto: