Secretaria de Saúde faz novo cronograma de aplicação da vacina BCG em Balneário Camboriú

Secretaria de Saúde faz novo cronograma de aplicação da vacina BCG em Balneário Camboriú

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú alterou o cronograma de distribuição da vacina BCG. A vacina será aplicada em quatro locais: UBS Municípios, UBS Barra, UBS Nações/CAS e UBS Central. A vacinação ocorrerá mediante agendamento e somente para moradores de Balneário Camboriú.

Na Unidade Básica de Saúde dos Municípios a vacinação ocorrerá nas terças-feiras de manhã para moradores dos bairros Municípios e Vila Real. O agendamento deve ser feito no telefone (47) 3344-1016.

Na Unidade Básica de Saúde da Barra a vacinação será nas quartas-feiras de manhã para moradores dos bairros Nova Esperança e Barra. O agendamento deve ser feito no telefone (47) 3264-9562.

Na Unidade Básica de Saúde das Nações a vacinação será nas sextas-feiras de manhã para moradores dos bairros Nações, Estados e Ariribá. O agendamento deve ser feito no telefone (47) 3264-8096.

Já na Unidade de Saúde Central a vacinação ocorrerá nas tardes de terças, quartas e sextas-feiras para moradores da Praia dos Amores, Centro e Pioneiros. O agendamento deve ser feito no telefone (47) 3261-6267.

A distribuição das vacinas BCG e Pentavalente, que é feita pelo Ministério da Saúde e repassada aos municípios catarinenses pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) não foi realizada no mês de janeiro, por conta da indisponibilidade de estoque a nível nacional. O cronograma de vacinação seguirá até que a situação se normalize.

A necessidade de um agendamento se deve ao fato de que a vacina da BCG vem em frasco com 10 doses e tem um prazo de validade após aberto. Dessa forma, se houver um agendamento, não haverá risco de desperdício de vacinas.

Só no mês de janeiro quase 500 vacinas da BCG foram aplicadas em recém-nascidos da cidade. Os pais de bebês nascidos no Hospital Ruth Cardoso, que são de Balneário Camboriú, receberão o encaminhamento para a vacinação.

Para que servem essas vacinas?

A vacina Bacilo Calmette-Guérin, conhecida como BCG, é aplicada em uma única dose em recém-nascidos e age na defesa contra a tuberculose. Já a vacina Pentavalente também é aplicada em bebês, porém é ministrada em três doses a partir do segundo mês do nascimento da criança. A Pentavalente protege contra Difteria, Tétano, Pertussis, Hepatite B e Haemophilus tipo B.

____________________

Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde

(47) 3261-6200

Fonte: Soraya Bogarim

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquetes

Se as Eleições fossem hoje, em qual desses candidatos à Presidência da República você votaria?

  • Bolsonaro (56%, 15 Votos)
  • Marina Silva (15%, 4 Votos)
  • Lula (15%, 4 Votos)
  • Luciano Huck (7%, 2 Votos)
  • Ciro Gomes (4%, 1 Votos)
  • Geraldo Alckimin (4%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 27

Carregando ... Carregando ...
%d blogueiros gostam disto: