Primeiros pacientes do mutirão de cataratas recebem atendimento nesta terça-feira

Primeiros pacientes do mutirão de cataratas recebem atendimento nesta terça-feira

Os primeiros 80 pacientes de Itajaí começaram a ser atendidos nesta terça-feira (20) pelo mutirão de cirurgias de catarata. Pela manhã, dois ônibus já saíram do Centro Integrado de Saúde (CIS) para levar usuários e acompanhantes até o Hospital Nossa Senhora da Penha, em Penha, onde estão sendo realizadas as cirurgias por uma equipe médica de São Paulo. À tarde, mais 40 pacientes irão participar do mutirão.

O caminhoneiro Sérgio José Formento, 60 anos, foi um dos pacientes atendidos nesta terça-feira (20) pelo mutirão. Ele conta que estava esperando pela cirurgia há um ano e precisou parar de trabalhar, pois enxergava muito pouco para dirigir, principalmente à noite. “Esses mutirões são importantes para agilizar o atendimento da população né. Comecei a viajar de caminhão com 17 anos e agora tive que abandonar. Não tenho sete mil reais para pagar uma cirurgia”, explica.

De acordo com Formento, ele foi até a Secretaria se informar sobre o andamento da fila de espera e logo depois foi chamado para o mutirão. “Tenho vários parentes que operaram pelo SUS, eu mesmo fiz uma cirurgia do coração. Sempre fui bem atendido, então resolvi participar”, relata.

Os outros 240 pacientes que aceitaram ser atendidos pelo mutirão de cataratas vão realizar a cirurgia nos dias 24, 26 e 28 de fevereiro. Além do transporte, a Secretaria de Saúde de Itajaí oferece lanches para os usuários. Profissionais do departamento de Regulação de Cirurgias também estão acompanhando os pacientes até o Hospital de Penha para garantir o bom atendimento.

O mutirão conta com investimentos do Governo Estadual e vai ajudar a reduzir a fila de cirurgias de média complexidade do município. Atualmente, 800 pacientes de Itajaí aguardam por uma cirurgia de catarata – segundo dados do Departamento de Regulação, cerca de 100 pessoas dão entrada, por mês, nesse tipo de procedimento.

“Muitos pacientes que estão na fila não aceitaram fazer parte desse mutirão, pois querem fazer o procedimento com seu cirurgião. Nossa equipe já ligou para mais de 500 pessoas e continuamos trabalhando nisso todo dia. Para nós, da Secretaria de Saúde, é muito importante a realização dos mutirões, pois conseguimos dar andamento às filas de espera. Desde que assumimos em 2017, nosso setor teve uma grande evolução com os mutirões”, comenta a responsável pelo setor de Regulação de Cirurgias, Shirley da Silva.

_______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquetes

Se as Eleições fossem hoje, em qual desses candidatos à Presidência da República você votaria?

  • Bolsonaro (56%, 15 Votos)
  • Marina Silva (15%, 4 Votos)
  • Lula (15%, 4 Votos)
  • Luciano Huck (7%, 2 Votos)
  • Ciro Gomes (4%, 1 Votos)
  • Geraldo Alckimin (4%, 1 Votos)

Total de Participantes:: 27

Carregando ... Carregando ...
%d blogueiros gostam disto: