Prefeitura de Camboriú vai fazer grande ação de combate à dengue

Prefeitura de Camboriú vai fazer grande ação de combate à dengue

Os agentes de combate a endemias da Prefeitura de Camboriú se preparam para uma grande ação contra a proliferação do Aedes aegypti. No sábado, dia 24, eles se unem a servidores municipais e voluntários numa força-tarefa com o objetivo de percorrer a totalidade dos bairros Monte Alegre, Taboleiro e Conde Vila Verde – considerados infestados pelo mosquito atualmente. Mais de 11 mil domicílios devem ser visitados – além das ruas e terrenos baldios.

“Nossas equipes vão contar com caminhões e caminhonetes para recolhimento de depósitos de água parada ou materiais que possam vir a acumular essa água, que serve de criadouro para a larva do mosquito”, explica o prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen. Segundo ele, ainda serão distribuídas telas para cobertura de caixas d’água abertas e, o mais importante, orientações para os moradores.

“Sem o combate ativo da comunidade ao Aedes aegypti, jamais conseguiremos eliminar os focos do mosquito transmissor de doenças tão sérias como dengue zika e chikungunya”, completa Elcio. Conforme informações do Programa de Combate à Dengue no município, desde o início do ano até agora já foram identificados 48 focos de larva nos três bairros que serão percorridos pela força-tarefa.

Como participar

Quem tiver interesse em se juntar à força-tarefa na ação de combate ao mosquito pode procurar a Vigilância Epidemiológica do município durante esta semana para receber todas as orientações. Outra possibilidade é se juntar diretamente às equipes no sábado, dia 24, a partir das 7h30min nas unidades de Saúde dos bairros Monte Alegre, Conde Vila Verde ou Taboleiro.

“Os moradores dos outros bairros que puderem ajudar, podem estar às 7h30min na Secretaria de Saúde que providenciaremos o transporte para os locais onde será a ação”, explica o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Maurício Costa.

A Secretaria de Saúde fica na Rua Porto Alegre, anexa à Policlínica Municipal e o telefone para contato é o (47) 3365 9412. “Estamos pedindo auxílio aos vereadores, associações de moradores, empresas e outros órgãos que possam contribuir com força de trabalho. Mas contamos com toda a ajuda possível”, destaca Maurício.

Todos no combate

O coordenador do combate a endemias, Maurício Costa, orienta ainda sobre medidas que todos podem tomar em suas residências para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “Pedimos aos moradores que não deixem água acumulada em materiais como pneus, garrafas, calhas e lajes. Limpem bem os vasos e pratinhos de plantas e cubram todo recipiente que armazena água, como as caixas d’água de suas residências”, recomenda.

Maurício pede, ainda, a colaboração da comunidade durante as visitas às residências. “Estamos reunindo o maior número possível de voluntários para trabalhar ao lado dos agentes, mas o trabalho só será eficiente com a colaboração de cada um que nos receber e ajudar durante as visitas em suas casas”, reforça.

De acordo com o secretário de Saúde Ronnye Peterson Nasser dos Santos, apesar de ter bairros considerados infestados, a cidade de Camboriú ainda não tem registro das doenças transmitidas por ele. “A existência do mosquito nos coloca sempre em risco porque, se recebermos alguém infectado na região, existe um sério risco de endemia na cidade. Por isso é tão importante a atuação de todos nesse trabalho em prol da saúde coletiva”, encerra Peterson.

Fonte: Prefeitura Municipal de Camboriú

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Enquetes

1

  • Segurança (100%, 1 Votos)
  • Geração de Emprego (0%, 0 Votos)
  • Combate a Corrupção (0%, 0 Votos)
  • Saúde (0%, 0 Votos)
  • Educação (0%, 0 Votos)

Total de Participantes:: 1

Carregando ... Carregando ...

COMENTÁRIOS NOVOS

    %d blogueiros gostam disto: